Análise dos Itens de Avaliação do INEP

From Wiki Itajaí
Revision as of 12:42, 9 August 2018 by VernitaRembert9 (talk | contribs) (→‎Demais Documentos de Referência)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search
Error creating thumbnail: File missing


Está página foi criada com a finalidade de subsidiar o processo de Avaliação e Reconhecimento do Curso de Engenharia Elétrica do IFSC, Câmpus Itajaí, a ser realizado a partir do semestre de 2018-2, com agendamento a critério do coordenador do curso.

Dados Preliminares

INEP-Dados-Preliminares Dados Preliminares

Documentos de Referência para Avaliação do Curso

Instrumentos de Avaliação do INEP

Plano de Desenvolvimento e Relatórios de Autoavaliação Institucional

Nesta seção são apresentados os documentos relacionados ao plano de desenvolvimento institucional do IFSC até o ano de 2019:

Os relatórios de autoavaliação institucional podem ser acessados a seguir:

PPC do Curso de Engenharia Elétrica (Câmpus Itajaí)

Nesta seção encontra-se o histórico de versões do PPC do Curso de Engenharia Elétrica do Câmpus Itajaí:

Demais Documentos de Referência

Outras Políticas e Documentos:


Estudos Socioeconômicos da Região de Itajaí

Dimensões Avaliadas pelo INEP

Segue o link para análise e proposição de ações de melhoria do curso, conforme as dimensões avaliadas pelo INEP (tomar como base a metodologia de análise implementada no curso de Eng. de Telecomunicações do IFSC de SJ)

Peso de Avaliação no Reconhecimento do Curso

  • Dimensão 1: 40%
  • Dimensão 2: 30%
  • Dimensão 3: 30%

Mapa de Conceitos por Indicador SINAES

DIMENSÃO 1 - ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA (40%)
INDICADOR AVALIADOR

RESPONSÁVEL

RESUMO DO NDE

E AÇÕES DE MELHORIA

NOTA

ESTIMADA

Indicador 1.1 Políticas institucionais no âmbito do curso COORD. PEDAGÓGICA(DÉBORA)
Indicador 1.2 Objetivos do curso NDE (FERNANDA)
Indicador 1.3 Perfil profissional do egresso NDE (FERNANDA)
Indicador 1.4 Estrutura curricular NDE (FERNANDA)
Indicador 1.5 Conteúdos curriculares NDE (FERNANDA)

TARCÍSIO

Indicador 1.6 Metodologia COORD. PEGAGÓGICA (DÉBORA)
Indicador 1.7 Estágio curricular supervisionado COUTINHO
Indicador 1.10 Atividades complementares TIAGO
Indicador 1.11 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) COUTINHO
Indicador 1.12 Apoio ao discente COORD. PEDAGÓGICA

(DÉBORA)

Indicador 1.13 Gestão do curso e os processos de avaliação interna e externa JOÃO PAULO
Neste momento, o curso não conta com um sistema de avaliação externo e periódico como insumo para aprimoramento contínuo do planejamento do curso. Uma vez implementado um sistema de avaliação externo e periódico, o instrumento de avaliação do INEP aponta para o conceito máximo. Medidas já foram analisadas no sentido da implementação de ferramentas avaliativas externas.
2
Indicador 1.16 Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo ensino-aprendizagem POZAS

COORD. TI (BRUNO)

Atualmente há alguns recursos de acesso extra-classe aos alunos. Como meios de disponibilizar conteúdos através de recursos de informática há a possibilidade de utilizar a wiki do curso e também o SIGAA. O IFSC disponibiliza ainda outros meios virtuais, como por exemplo o disco virtual e o moodle.

É preciso conscientizar os professores/alunos sobre as possibilidades de interação que podem ser obtidas com o uso das TIC disponíveis. Além disso é preciso aumentar a disponibilidade aos estudantes de acesso a recursos extra-classe de informática. Tanto em termos de carga horária, quanto em quantidade de máquinas.

3
Indicador 1.18 Material didático POZAS NSA para cursos presenciais que não contemplam material didático no PPC. NSA
Indicador 1.19 Procedimentos de acompanhamento e de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem ALFEN
Indicador 1.20 Número de vagas VALENTE Para atingir o nível 5 é necessário a realização de pesquisas periódicas com a comunidade acadêmica que comprovam a adequação às condições de infraestrutura física e tecnológica para o ensino e a pesquisa. 4
DIMENSÃO 2 - CORPO DOCENTE E TUTORIAL (30%)
Indicador 2.1 Núcleo Docente Estruturante – NDE FERNADA
Indicador 2.3 Atuação do coordenador ALFEN
Indicador 2.4 Regime de trabalho do coordenador de curso VALENTE
  • Para atingir o nível 4 é necessário melhor sistematização e levantamento de indicadores disponíveis e públicos com relação ao desempenho da coordenação (Recomenda-se a contratação de estagiário (Secretariado/Administrativo) para auxiliar na burocracia e liberar a coordenação para sistematização e análise de indicadores de atendimento)
3
Indicador 2.5 Corpo docente: titulação CLAYTON
Indicador 2.6 Regime de trabalho do corpo docente do curso CLAYTON
Indicador 2.7 Experiência profissional do docente CLAYTON
Indicador 2.9 Experiência no exercício da docência superior CLAYTON
Indicador 2.12 Atuação do colegiado de curso ou equivalente DOUGLAS
Indicador 2.16 Produção científica, cultural, artística ou tecnológica CLAYTON
DIMENSÃO 3 – INFRAESTRUTURA (30%)
Indicador 3.1 Espaço de trabalho para docentes em tempo integral SAIMON
Indicador 3.2 Espaço de trabalho para o coordenador SAIMON
Indicador 3.3 Sala coletiva de professores SAIMON
Indicador 3.4 Salas de aula SAIMON
Indicador 3.5 Acesso dos alunos a equipamentos de informática POZAS Precisa aumentar o número de computadores disponíveis aos alunos para acesso extra-classe, bem como reforçar a quantidade de computadores nos laboratórios LabCel e LabEletro para atingir os 12/lab conforme projeto inicial. 3
Indicador 3.6 Bibliografia básica por Unidade Curricular (UC) RODDY

COORD. BIBLIOTECA

Indicador 3.7 Bibliografia complementar por Unidade Curricular (UC) RODDY

COORD. BIBLIOTECA

Indicador 3.8 Laboratórios didáticos de formação básica WAGNER

BERNARDO

Indicador 3.9 Laboratórios didáticos de formação específica WAGNER

BERNARDO

Indicador 3.14 Processo de controle de produção ou distribuição de material didático (logística)

REQUISITOS LEGAIS E NORMATIVOS

REQUISITOS LEGAIS E NORMATIVOS - Avaliação da Engenharia Elétrica (Câmpus Itajaí)

Portal e-MEC

Portal e-Mec

Link Para Ferramentas Úteis

STELA EXPERTA IFSC