PIN1-CTE SUB ELETRO ITJ (Página da disciplina)
Unidade Curricular Projeto Integrador I
Dados de Identificação:
Unidade Curricular: Projeto Integrador I | Módulo 2 | Código: PIN18702
Carga Horária: 20 horas
Período letivo atual: 2018/2
Prof.: João Paulo Camelo Cunha
Prof.: Marcelo dos Santos Coutinho
Prof.: Tarcísio Pollnow Krüger
Quadro de Avisos
- ATENÇÃO: Sem avisos importantes no momento
Horário de Aula
| Horário | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta |
|---|---|---|---|---|---|
| 18:30 - 19:25 | |||||
| 19:25 - 20:20 | |||||
| I n t e r v a l o | I n t e r v a l o | I n t e r v a l o | I n t e r v a l o | I n t e r v a l o | I n t e r v a l o |
| 20:40 - 21:35 | PIN18702 | ||||
| 21:35 - 22:30 | PIN18702 |
Horário de Atendimento Extra-classe
Atendimento Extra-Classe (Prof.: João Paulo Camelo Cunha)
- Terça-feira, das 18h39 às 20h40, Sala dos professores Norte (238)
Atendimento Extra-Classe (Prof.: Marcelo dos Santos Coutinho)
- Quinta-feira, das 20h40 às 22h30, Sala dos professores Norte (233)
Atendimento Extra-Classe (Prof. Tarcísio Pollnow Krüger)
- Quarta-Feira, das 16h30 às 18h30, Sala dos professores Norte (238)
Desenvolvimento das Atividades Letivas
Semestre 2018-2 -
UNIDADE CURRICULAR: Projeto Integrador I
Cada equipe deverá montar uma fonte de alimentação ajustável, com regulação de tensão, e mostrador visual de sinalização (On/Off) e nível de tensão . Este projeto, assim como qualquer outro que seja implementado para conclusão do PI, contemplará os conteúdos das unidades curriculares estudadas até o módulo II do Curso Técnico de Eletroeletrônica do IFSC.
Fonte Linear Ajustável
REQUISITOS
Cada equipe deverá apresentar, em data definida no cronograma em anexo, uma fonte linear ajustável, cumprindo os seguintes requisitos:
1. A fonte de alimentação deverá ser projetada para atender os níveis de tensão de 0 a 30V, em corrente contínua (CC), a partir de uma conexão de entrada 220V em corrente alternada (CA), 60Hz, protegida por fusível e com botão liga/desliga.
2. A potência de saída deverá ser de 10W em 12V.
3. O sistema de retificação da fonte de alimentação deverá ser projetado para funcionar como retificador de onda-completa, e possuir filtro capacitivo para diminuição da ondulação de tensão.
4. O sistema de regulação e ajuste de tensão poderá ser implementado a partir de circuitos integrados dedicados, desde que observados rigorosamente todas as especificações do seu datasheet quanto a montagem e segurança (e.g. LM 317).
5. O protótipo deverá possuir mostradores gráficos para indicação de status ligado/desligado, além de um mostrador numérico (e.g. display de 7 segmentos) que apresenta o nível de tensão na saída da fonte. Nesta etapa, poderá ser utilizado um conversor A/D integrado para quantização do sinal analógico.
6. A fonte deverá possuir sistema de proteção contra curto-circuito na saída.
7. O equipamento deverá apresentar bornes de saída padronizados para o positivo e o negativo da fonte (plug tipo banana fêmea) e um plug de tomada macho para conexão direta na rede 220V / 60Hz.
8. Cada grupo deve providenciar um gabinete mecânico para a adequada instalação dos bornes de saída, fixação da PCB da fonte, bem como a operação autônoma do equipamento. As dimensões máximas deste gabinete devem ser de 20cm de altura, 20cm de largura, e 30cm de profundidade.
9. Todas as placas e subsistemas do protótipo final devem ser identificadas com o número/ID da equipe em questão, com marcações permanentes e de fácil inspeção visual (e.g. gravações em cobre, impressões a tinta, etc.)
10. Os mostradores e sistemas de comando (ajuste) deverão estar localizados na parte frontal do equipamento.
11. Em nenhuma hipótese será aceito o auxílio de instrumentação externa para o funcionamento (e.g. fontes de alimentação, instrumentos de bancada, etc.).
PROFESSORES ORIENTADORES
Caros alunos, além dos professores designados para orientar o Projeto Integrador 1 (acima indicados), existem outros professores do curso que podem orientá-los. Segue a lista dos referidos professores:
| Professor | Tópicos |
|---|---|
| Tiago, Clayton, Tarcísio | Transformadores |
| Douglas, Juliano, Coutinho | Proteção e Comando |
| João Paulo, Alfen, Pozas | Eletrônica Analógica |
| Valente, Tarcísio, Saimon | Retificadores e Filtros |
| Fernanda, Douglas A., João Paulo | Eletrônica Digital |
| Karoliny | Artigos e Apresentações Científicas |
EQUIPES
As equipes serão compostas por no máximo 2 alunos e não poderão ser alteradas sem a concordância de todos os professores orientadores. Cada aluno deve ser capaz de desenvolver todo o projeto individualmente.
- 1) GUNTHER ARTHUR KLEINE LEAL PIETZ
- 2) CRISTIAN DOS SANTOS NUNES
- 3) ALLAN GUSTAVO DE SOUZA e VINICIUS MATTE DUARTE
- 4) JOSEMAR MARINHO DA COSTA JUNIOR e GABRIEL MATEUS PEREIRA
- 5) BRYAN LEITE e VICTOR LUIZ XAVIER
- 6) CLAYTON DOS PRASERES e MARCOS MARCIONI WILLER
- 7) JESOEL DE AGUIAR
- 8) HELTON ANTONIO LEMES PONTES
- 9) KAUE ADAM ANTUNES e ADEMIR CARMINATTI JUNIOR
- 10) VALDISNEI MOREIRA DOS SANTOS e KAIO FELIPE PEREIRA LIMA
- 11) MATEUS LEODORO DOS PRASERES
- 12) LUAN NELMO PINTO
- 13) JOAO BATISTA RIBEIRO DE SOUZA
AVALIAÇÃO
O desempenho do projeto será avaliado de acordo com a precisão da execução, do uso adequado de componentes eletrônicos (sem exageros) e da qualidade do acabamento. De preferência, a apresentação dos circuitos implementados devem ser em placa de circuito impresso. A avaliação do PI será feita de modo contínuo ao longo do semestre, enquanto os professores estarão participando das reuniões semanais. Uma pontuação é associada a cada tarefa, e será atribuída a cada componente das equipes. A equipe deve prover a alimentação da parte contínua do circuito através de uma fonte linear regulada. Não serão admitidos circuitos alimentados com as fontes dos laboratórios. A avaliação final será composta por duas avaliações:
- Avaliação do projeto;
- Cumprimento dos requisitos elétricos mínimos estabelecidos;
- Cumprimento dos requisitos mecânicos estabelecidos;
- Apresentação visual do protótipo;
- Disposição interna dos elementos;
- Funcionamento durante a apresentação;
- Aprovação do relatório técnico;
- Avaliação individual por integrante da equipe;
- Apresentações parciais para o corpo de professores;
- Comparecimento e comprometimento com as aulas de PI;
- Entendimento do projeto;
- Defesa do projeto com sustentação oral ao final do semestre.
Pontuação
O limite máximo previsto para cada tarefa é apresentado na Tabela 2. As tarefas em atraso serão recebidas com redução na pontuação proporcional ao atraso, até o prazo limite da segunda chamada.
| Tarefa | Primeira Chamada | Segunda Chamada |
|---|---|---|
| Apresentação do Projeto da Fonte Linear a ser Implementada | 1,0 | 0,5 |
| Módulo de Rebaixamento de Tensão, Sistema de Proteção de Entrada | 1,0 | 0,5 |
| Sistema de Retificação e Filtragem | 1,0 | 0,5 |
| Sistema de Regulação de Tensão | 1,0 | 0,5 |
| Mostradores Gráficos: Sinalização (I/O) e Nível de tensão | 1,0 | 0,5 |
| Integração das etapas anteriores e da Estrutura Mecânica; Sistema de proteção de saída com rearme |
1,0 | 0,5 |
| Entrega do artigo curto | Pré-Requisito | - |
| Apresentação oral e defesa do projeto | Pré-Requisito | - |
| Nota do protótipo completo em funcionamento com a integração das etapas anteriores, e inspeção de originalidade pós-apresentação |
4,0 | - |
A pontuação máxima possível é de 10 pontos (primeira chamada) e a mínima para a aprovação no PI é de 6 pontos, sendo obrigatório o cumprimento das três últimas tarefas da Tabela 3. Serão descontados pontos para as etapas apresentadas em segunda chamada (quando aplicável). Observe que, conforme os critérios acima definidos, o resultado da avaliação do PI de uma equipe pode variar entre os integrantes em função da participação individual, do domínio dos temas envolvidos no projeto e de outros critérios.
Os relatórios finais deverão utilizar um modelo a ser definido e postado aqui nesta página e/ou no Sigaa.
Cronograma
As tarefas devem ser apresentadas de acordo com o cronograma estabelecido na Tabela 3. As tarefas apresentadas em atraso acarretam decréscimo na pontuação.
| Ordem | Data | Tarefa |
| 1 | 02/08 | Considerações gerais e regras para desenvolvimento de um projeto, apresentação do tema e escolha das equipes. |
| 2 | 09/08 | Primeira chamada: Apresentação do projeto da Fonte Linear a ser implementada. |
| 3 | 16/08 | Segunda chamada: Apresentação do projeto da Fonte Linear a ser implementada. |
| 4 | 23/08 | Desenvolvimento do projeto . |
| 5 | 30/08 | Primeira chamada: Módulo de Rebaixamento de Tensão, Sistema de Proteção de Entrada |
| 6 | 06/09 | Segunda chamada: Módulo de Rebaixamento de Tensão, Sistema de Proteção de Entrada |
| 7 | 13/09 | Desenvolvimento do projeto. |
| 8 | 20/09 | Primeira chamada: Sistema de Retificação e Filtragem. |
| 9 | 27/09 | Segunda chamada: Sistema de Retificação e Filtragem. |
| 10 | 04/10 | Desenvolvimento do projeto. |
| 11 | 11/10 | Primeira chamada: Sistema de Regulação de Tensão. |
| 12 | 18/10 | Segunda chamada: Sistema de Regulação de Tensão. |
| 13 | 25/10 | Desenvolvimento do projeto. |
| 14 | 01/11 | Primeira chamada: Mostradores Gráficos: Sinalização (On/Off) e Nível de tensão. |
| 15 | 08/11 | Segunda chamada: Mostradores Gráficos: Sinalização (On/Off) e Nível de tensão. |
| 16 | 15/11 | Feriado. |
| 17 | 22/11 | Desenvolvimento do projeto. |
| 18 | 29/11 | Primeira chamada: Integração das etapas anteriores e da Estrutura Mecânica e Sistema de Proteção contra curto-circuito na saída. |
| 19 | 06/12 | Segunda chamada: Integração das etapas anteriores e da Estrutura Mecânica e Sistema de Proteção contra curto-circuito na saída. |
| 20 | 13/12 | Entrega da fonte e do relatório técnico |
Formulário de Avaliação Parcial - Etapa 01
Entrega Final do Protótipo e Processo de INSPEÇÃO DE ORIGINALIDADE
Todas as equipes deverão entregar o seu protótipo final até o prazo limite estabelecido pela Tabela 3, respeitando a data e o horário estabelecido. Protótipos entregues fora deste prazo não serão avaliados e estarão previamente desclassificados. Até o horário limite, as equipes deverão entregar e alocar o protótipo final no laboratório designado para o armazenamento dos mesmos, não sendo permitida qualquer alteração ou modificação nos mesmos. A partir de então, adota-se o seguinte procedimento:
- No horário estabelecido, o laboratório de armazenamento dos protótipos finais será trancado, e é vetado o acesso de qualquer membro da equipe ou pessoas não autorizadas.
- Os protótipos permanecerão intocados no laboratório de armazenamento, até o horário da apresentação oral e defesa do projeto.
- No momento da defesa, os membros da equipe serão acompanhados até o laboratório de armazenamento, e poderão retirar o protótipo para leva-lo a sala de apresentação.
- Após a apresentação e defesa do projeto, os membros da equipe devolverão o protótipo até o laboratório de armazenamento novamente, e o mesmo ficará guardado até o Processo de Inspeção de Originalidade.
- No processo de Inspeção de Originalidade, os professores avaliadores do PI, irão realizar a inspeção detalhada do protótipo apresentado, e observar todos os aspectos construtivos do mesmo. Nesta etapa, os professores poderão verificar a montagem do PI, e proceder com a abertura do gabinete para a visualização interna do protótipo, a fim de identificar as marcações de cada equipe nas placas de circuito, demais componentes, além de comparar a solução desenvolvida e apresentada em cada equipe. Neste processo, será realizada a comparação de circuitos, componentes e placas de circuito impresso, a fim de identificar eventuais indícios de cópia ou clonagem de partes de circuito, ou em sua totalirdade. Destaca-se que cada equipe deverá apresentar uma solução original para o projeto. A verificação de indicativos de cópia/clonagem parcial ou total de circuitos, componentes, ou montagens acarretará na desclassificação sumária de ambas ou mais equipes envolvidas no processo.
Resultado Final
Semestre 2018-2
Plano de Ensino
Cronograma de Aulas e Material Didático Pedagógico
Links de Referências e Material de Apoio
- Fazer aqui o Upload de Arquivos de Referências (Apostilas, Vídeos, Material de Referência)